A Turquia recebe pouco mais de 30 milhões de visitantes estrangeiros por ano e é um dos poucos que têm seu território geográfico conectado com dois continentes (assim como a Rússia): uma parte em solo europeu e outra porção maior no asiático. Daí, por ser um país transcontinental, está situada na chamada “Eurásia”.
O povo turco, de maioria mulçumana, se revela bastante receptivo e muito (acredite!) apaixonado por futebol. O país euro-asiático encanta por suas peculiares belezas exóticas, paisagens variadas, praias à beira do Mediterrâneo e também do Mar Negro. Além disso, temos a culinária deliciosa, que até lembra um pouco a árabe, templos e palácios majestosos, bazares de rua e, enfim, uma cultura milenar. A Turquia foi o lar de vários impérios da antiguidade como Troia, Hitita, Persa, Grego, Otomano, Romano e Bizantino.
Apesar das fortes tradições, a modernidade chegou às terras turcas, sobretudo na descolada Istambul, principal cidade do país e sua antiga capital. Outro destino local bastante procurado é a Capadócia, cenário dos famosos (e inesquecíveis) passeios de balões.
No ar, na terra ou nas águas, a Turquia promete conquistar você. Confira abaixo 06 motivos que farão você se convencer a visitar este belíssimo país!
1. Culinária de primeira
Pode vir de mente (e boca) aberta pra Turquia, que você não vai se arrepender! Pra quem gosta de carne, os mais variados pratos de carneiro. Pra quem prefere frutos do mar, peixe e ostras frescas preparados das mais variadas formas. E até para os vegetarianos há uma variedade enorme de pratos. Experimente o chá turco, que você encontra em TODOS os lugares que for passar. Encare o café turco, super forte e bem saboroso. Dê uma chance ao ayran, uma bebida de iogurte com sal que é perfeito pra acompanhar pratos mais apimentados. Reserve uma noite para o Raki, uma bebida destilada transparente bem forte, mas quando misturada com água fica branca e com um suave sabor adocicado. Ah, e se acabe numa loja de doces turcos: eles são especialistas!
2. Paisagens impressionantes
Quando falamos ‘impressionante’, é impressionante mesmo! Seja nas bela costa do mediterrâneo, num passeio de barco entre a Turquia e as ilhas gregas, seja num passeio de balão nas incríveis formações rochosas da região da Capadócia, ou num banho nas águas termais das piscinas naturais de Pamukkale, onde você chega a duvidar que aquela paisagem seja desse planeta, a Turquia é cheia de surpresas de fazer cair o queixo: parques naturais, cavernas, cidades subterrâneas, desertos, montanhas, lagos…
Garantimos que você vai encher os olhos e tirar fotos únicas, bem diferentes daquelas fotos de sempre de quem volta da Europa!
3. História riquíssima
A Turquia fica numa região que sempre foi cobiçada através dos tempos, por ser a passagem mais fácil entre Europa e Ásia. Por esse motivo, este território já esteve sob domínio grego, romano e bizantino. É inacreditável a quantidade de cidades antigas que você pode conhecer, cada uma guardando um pouco da história e da cultura desses povos.
Vá pra Derinkuyu e descubra uma cidade inteira subterrânea, usada para proteção contra os ataques das antigas tribos do oriente. Visite Goreme e veja vilas, igrejas e salões construídos em cavernas, inclusive a igreja de São Jorge, tão famoso no Brasil. Conheça Éfeso, que já foi a segunda cidade mais importante do império romano e saiba onde maria foi morar depois do calvário. Passeie pelas ruínas de Tróia e tente descobrir se a estória do cavalo dado pelos gregos é mito ou verdade. Se perca em Istambul e entenda a grandiosidade do império otomano com as enormes mesquistas, cisternas e aquedutos.
É uma ótima maneira de começar a conhecer um pouco da história do oriente, uma vez que nas escolas só aprendemos sobre o ocidente, que tal?
4. Povo gente boa
Pode se sentir em casa, pois o povo turco é bem parecido com o brasileiro. Gente super simpática e sempre disposta a ajudar ou oferecer algo só por que você é estrangeiro e eles querem que você se sinta bem! Perdi a conta de quantas cortesias ganhei desde chás, cafés e doces até estadias grátis em hostels! Vale realmente a pena beber, comer, conversar e fazer amizade com eles
Pareceu mais convidativo do que a famosa arrogância de que ouvimos falar de outros países por aí?
5. Câmbio atraente
Além da Lira Turca ser ligeiramente menos valorizada que o Real, na média, as atrações turísticas, hostels e alimentação são mais baratas que no Brasil. Sabe aquela máxima “quem converte não se diverte”? Aqui é o contrário: se já está bom, quando você converte fica melhor ainda! Deu pra perder o medo de viajar durante a crise?
6. Facilidade de locomoção
Dá pra conhecer o país inteiro de avião ou ônibus gastando muito pouco! Mesmo sem saber uma só palavra em turco, qualquer brasileiro com inglês básico vai poder viajar pra onde quiser em ônibus super modernos e confortáveis e toda passagem que você compra já tem incluso uma van que te leva da rodoviária até o lugar onde você vai se hospedar. Isso facilita demais!