O velho continente ainda é o mais cotado entre os viajantes. Realmente, tem muita coisa para se ver na Europa! E o melhor é que existem cidades, climas e atrações para todos os gostos.
Não existe um roteiro ideal, uma cidade de passagem obrigatória ou uma quantia certa de dias ou dinheiro. Tudo, absolutamente tudo, vai depender do seu gosto e das suas possibilidades. Mas dica é bom e a gente gosta! Então, para te inspirar a montar o seu roteiro particular, elaboramos sete sugestões de roteiros pela Europa!
A escolha dos destinos é a parte mais importante de um roteiro. É o que irá ditar absolutamente tudo sobre a sua viagem, inclusive o orçamento. Vamos dar preferências para destinos mais procurados, já que costumam ser os favoritos entre os viajantes!
Portugal e Espanha
Começamos por um roteiro clássico e bem especial. Tanto Portugal quanto a Espanha, são países excelentes para viajar e são uma boa opção para quem vai conhecer a Europa pela primeira vez. Além de terem muita coisa legal para conhecer, os idiomas são amigáveis para quem não fala inglês.
As cidades mais visitadas são Lisboa e Porto em Portugal e Madrid e Barcelona, na Espanha. Este já é um super roteiro! O ideal seriam uns 4 dias em cada cidade, considerando os passeios bate e volta possíveis (Sintra, Coimbra, Braga, Toledo…)
Paris, Londres e Roma
São, sem dúvidas, as queridinhas da Europa. Aqui, se prepare para conhecer muita coisa! As 3 cidades são ideais de serem conhecidas com uns 5 dias para cada. Todas tem opções de passeios bate e volta e muita, mas muita coisa para você conhecer.
As três cidades renderiam um mês de viagem para cada, provavelmente. Então evite colocar mais cidades neste roteiro e realmente aproveite o que as três cidades mais procuradas da Europa tem para te oferecer. Elas não são muito perto uma da outra, mas existem várias opções de transporte e com grande frequência entre elas.
Roteiro Itália
A Itália é um país que merece uma vida inteira para ser conhecido propriamente. Como isso não é possível, dedique uma viagem inteira ao país. Eu tenho certeza que você não vai se arrepender!
É bem fácil transportar dentro da Itália de trem, já que a malha ferroviária deles é enorme. Se possível compre com antecedência pelo site da empresa estatal, a Trenitalia, assim pode conseguir preços melhores.
A Itália se divide culturalmente e turisticamente em norte e sul. A não ser que você tenha muito tempo para viajar pelo país, seria mais econômico e prático fazer as viagens separadas. Isso porque o transporte pode ficar caro entre norte e sul ou pode consumir um dia todo de viagem. As cidades mais populares estão no norte, então para viajantes de primeira viagem, recomendo que comecem pelo norte italiano.
Este roteiro é muito bom, pois cada uma destas quatro cidades, tem várias cidadezinhas próximas possíveis para um bate e volta e com transporte barato, pela distância. Dá para chegar por Roma e voltar por Milão ou vice e versa. O roteiro funciona super bem.
Para 15 dias é uma viagem apertada, então seria melhor tirar uma das cidades. Mas para 20 dias, é uma boa opção. Milão e Veneza em dois dias é ótimo. Dedique mais tempo para Roma e Florença e aproveite os maravilhosos bate e volta, como Verona, Padova, Bérgamo, Bolonha, Pisa, Siena, San Gimignano… aí é só você escolher as preferidas!
Noruega, Dinamarca e Finlândia
Este roteiro está na minha lista de desejos e quando eu fizer, conto aqui para vocês. Apesar de serem países caros, um roteiro assim pela Escandinávia é apaixonante.
Dá para fazer Copenhage com uns 3 ou 4 dias; Oslo em 3 dias; Flam e Bergen 2 dias em cada e 3 ou 4 dias em Estocolmo. Lembre-se sempre de incluir o tempo que você gasta para se transportar entre as cidades na conta total dos dias.
Polônia, República Tcheca e Hungria
O famoso leste europeu, além de muitas cidades interessantes, ainda é um roteiro barato. Nenhum destes países utiliza o euro, apesar de já serem membros da União Européia.
Alemanha, Holanda e Bélgica
Três países muito próximos e que combinam demais em uma viagem apenas. Berlim tem muita coisa legal para conhecer e pode te tomar uns 4 dias de viagem. A Holanda foi uma das grandes surpresas que tive na Europa. Amsterdam é incrível e tem vários bate e volta possíveis também. A cidade pode ser conhecida em 3 dias, mas dedique mais dois para Rotterdam, Haia, Maastricht ou algum passeio bacana em moinhos holandeses. Para a Bélgica separe 1 ou 2 dias para Bruxelas e um passeio bate e volta para Bruges e/ou Ghent.
Fazer apenas Holanda e Bélgica também não é uma má ideia. Existem muitos voos diretos do Brasil para Amsterdam com bons preços, então pode baratear um pouco a sua viagem se for tirar um país.
Reino Unido e Irlanda
Por fim, não podia faltar um roteiro pelo famoso Reino Unido e pela charmosa República da Irlanda. Entre euro e libra, é uma ótima viagem para aproveitar os principais pontos destes países.
Londres, na Inglaterra, gasta entre uns quatro dias do seu roteiro. Glasgow e Edimburgo, na Escócia, somam mais uns cinco dias. A capital da Irlanda do Norte, Belfast, pode ser conhecida em dois ou três dias. Já Dublin, capital da República da Irlanda, gasta uns quatro dias.