Os pontos turísticos da Tailândia podem ser catalogados em três grandes grupos: os templos e atrações religiosas, o turismo nas grandes cidades tailandesas e as incríveis praias, famosas internacionalmente, do sul do país.
Abaixo listamos os 08 principais pontos turísticos do país que você precisa conhecer:
1. Grande Palácio de Bangkok e o Wat Phra Kaew
O Grande Palácio de Bangkok é a maior atração da cidade e aquela que turista nenhum consegue deixar de fora do roteiro quando visita à capital da Tailândia. O local, que já funcionou como residência oficial da família real até o início do século XX, apesar de não mais abrigar o rei, segue sendo um dos mais importantes pontos turísticos da Tailândia.
Embora não seja possível fazer uma visita interna ao Grande Palácio, os turistas lotam o conjunto arquitetônico que o abriga já que o espaço também conta com o Wat Phra Kaew, o templo do Buda de Esmeralda. Este templo, o mais sagrado para o budismo tailandês, exibe em seu interior a estátua do Buda de Esmeralda, protetora de toda a sociedade tailandesa e maior relíquia religiosa do país.
2. Wat Pho, o templo do Buda reclinado
No centro antigo de Bangkok, ao lado do Grande Palácio, fica outro templo, reconhecidamente um dos maiores pontos turísticos da Tailândia, o Wat Pho.
O Wat Pho é um dos templos mais antigos da cidade e o que tem a maior coleção de estátuas de Buda no país. Em seu templo central são encontradas 400 estátuas trazidas até ali pelo Rei Rama I.
A maior atração do Wat Pho, no entanto, não é a quantidade de estátuas, mas uma em específico, a maior delas. Em um templo próprio, devido a seu tamanho, fica uma gigantesca estátua do Buda reclinado, com quinze metros de altura e quarenta e seis de comprimento. A estátua mostra Buda na famosa posição em que Sidarta Gautama chegou ao nirvana e morreu.
3. Wat Arun
Wat Arun, ou Templo do Amanhecer, completa o conjunto dos templos mais famosos de Bangkok. Fica do outro lado do rio Chao Phraya, em frente ao Wat Pho, e é conectado a ele por uma curta viagem de barco que liga os dois píers.
Por muitos considerado o mais bonito dos templos de Bangkok, o Wat Arun se destaca por sua arquitetura rica em detalhes produzidos artesanalmente e por sua posição privilegiada à beira-rio, com vista para toda a cidade de Bangkok do alto de sua torre central.
4. Ayutthaya
A famosa imagem de uma cabeça de Buda presa entre as raízes de uma árvore que cresceu ao seu redor é uma das mais representativas do turismo na Tailândia.
Esta imagem pode ser vista no Wat Mahathat, um dos muitos templos para serem visitados em Ayutthaya, o sitio arqueológico mais importante da lista de pontos turísticos da Tailândia. A cidade, antiga capital do país, abandonada após uma invasão birmanesa, reúne diversas ruínas a céu aberto que são um prato cheio para quem gosta viajar mais a fundo na história local.
5. Sukhothai
Sukhothai é também um enorme sítio arqueológico e também uma antiga capital do reino que formou a Tailândia. A cidade compartilha muitas semelhanças com Ayutthaya, mas não goza do mesmo prestigio entre os turistas, não sendo (ainda) tão visitada.
Sukhothai era a capital do Reino que recebia seu nome. Nos séculos XIII e XIV a cidade testemunhou o surgimento do que é classificado como a era de ouro da cultura tailandesa na arte religiosa e na arquitetura. Como logo em seguida o Reino se deslocou pacificamente para Ayutthaya, Sukhothai conta hoje com ruínas em melhor estado (e algumas reconstruídas) do que sua sucessora.
6. Os templos e a cidade antiga de Chiang Mai
A cidade antiga de Chiang Mai foi construída cercada por uma muralha que a protegia de invasões de outros povos. A resistência durou até o século XVI, quando Chiang Mai foi conquistada pelos birmaneses, mas ainda hoje parte da muralha se mantém de pé cercando o que se transformou no centro da segunda maior cidade da Tailândia.
7. O templo branco de Chiang Rai
O templo branco de Chiang Rai é uma construção singular na Tailândia. Com tantos templos figurando entre os pontos turísticos da Tailândia, o templo branco se destaca justamente por ter o formato de um templo, mas não ser. É um templo na forma, mas não na função.
O Wat Rong Khun, como é chamado por lá, é obra do artista contemporâneo tailandês Charlemchai Kositpipat. Ele comprou um templo existente e o restaurou usando seu dinheiro e suas próprias ideias, transformando-o numa construção onde o limite entre a arte e a religião não está muito bem definido.
8. As praias e ilhas da Tailândia
As ilhas da Tailândia povoam o imaginário de todo viajante que desembarca no país. São tantas e tão impressionantes que muita gente sonha em montar seu roteiro de viagem pulando de ilha em ilha e conhecendo todas as praias.
Ainda que a vontade seja essa mesmo, o clima na Tailândia e a geografia do país praticamente obrigam que o viajante escolha uma de suas costas para visitar.
No lado do mar de Andaman, a ilha de Phuket já teve seus dias de glória, mas agora anda meio caída e muitos viajantes não incluem uma passagem por lá. Deste lado da península as praias de Railay e Ao Nang, na cidade de Krabi ou as ilhas de Ko Lanta e principalmente, Ko Phi Phi têm crescido em popularidade e são as que mais figuram nos roteiros dos viajantes.
Já do lado do Golfo da Tailândia a ilha mais popular é a de Ko Phangan, onde acontece a famosa Full Moon Party, que atrai mochileiros de todos os cantos do mundo. Além dela, as ilhas de Ko Samui e Ko Tao também são extremamente populares.