O acesso à paradisíaca Jericoacoara, na costa do sol poente do Ceará, foi facilitado a partir do mês de junho com a inauguração do Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa. O voo inaugural foi realizado no dia 24/junho, partindo de Congonhas, em São Paulo, com 177 passageiros a bordo. O equipamento fica no município de Cruz, um dos acessos para Jericoacoara e outras praias da região e distante 248 quilômetros da capital, Fortaleza, por estrada.
Inicialmente, o aeroporto vai contar com um voo semanal fretado pela operadora de turismo CVC e operado pela Gol partindo de Congonhas. Em julho, a companhia aérea Azul inicia dois voos para o local: um semanal, saindo de Campinas (SP); e outro do Recife (PE), com quatro partidas por semana. Até o fim do ano, devem começar a sair voos de Fortaleza.
Para quem sai de Fortaleza até a praia de Jericoacoara por terra, o percurso total chega a 300 quilômetros. Para se chegar à vila, que fica na área do Parque Nacional de Jericoacoara, ainda é preciso cruzar dunas e faixas de areia em um veículo 4×4.
Para o município é uma maneira de ofertar um produto turístico consolidado, não só regional e nacionalmente, mas internacionalmente, tanto pela beleza como pela confluência de ventos que contribui para a prática de esportes.
Jericoacoara – ou simplesmente Jeri – tem ambiente aconchegante, com ar rústico, dunas, mar, lagoas e mangues. Destino certo para quem adora velejar e praticar kite e windsurfe possui ventos fortes e constantes. De pés descalços, afinal sapatos não combinam com as ruas sem calçamento e cheias de areia, conheça restaurantes deliciosos, participe de festas e faça compras em lojinhas de artesanato. As atrações mais famosas são a Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, onde você irá apreciar o espetáculo sem igual do sol se despedindo junto ao mar.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/