Morro de São Paulo é um dos destinos mais comentados do Brasil e não é à toa. Suas ruas de areia dão uma prévia do modo de vida simples dos nativos, e logo na chegada nos rendemos ao clima local. Usar roupas leves e chinelos nos pés, além de curtir uma caminhada com a brisa que vem do mar, é a melhor pedida.
Os seis mil habitantes da região vivem basicamente do turismo e no verão o espaço das praias e das pousadas é disputadíssimo. Visitantes chegam de todos os lugares do mundo em busca de baladas, contato com a natureza e aventura. E a ilha tem tudo isso mesmo! Quanto mais distante do centro, mais desertas vão ficando as praias e, quanto mais próximas… maior o burburinho de pessoas e restaurantes. Em Morro ainda é possível fazer mergulho, trilhas, esportes náuticos ou descer pela maior tirolesa do Brasil.
A todo momento o mar faz parte do visual, provocando uma sensação de completo relaxamento e calmaria. Para qualquer lugar que você olhe as praias são sempre lindas, limpas e com água cristalina. Peixinhos são vistos em diversos mergulhos e a tranquilidade varia conforme o gosto do freguês: você pode ter um pedaço da praia só para você ou dividi-lo com muita gente.
Livre-se dos pesos, dos problemas e prepare-se para andar! Veículos particulares não são permitidos na ilha e você sempre precisará caminhar, mas vale a pena! Assim você descobre com mais propriedade cada cantinho de lá. Quando quiser ter uma visão geral do lugar, suba pelo Morro de São Paulo e aproveite a vista paradisíaca. No final da tarde, aproveite o pôr do sol na Toca do Morcego e você não se arrependerá.
As praias são as principais atrações em Morro de São Paulo e motivam muitos visitantes a escolherem a vila como destino. São praias limpas, com águas transparentes e muito agradáveis – nada de água gelada, como no sul. Ver peixinhos é frequente quando você está no mar, especialmente se visitar uma das piscinas naturais.
O melhor é que quem quer sossego encontra, e quem quer badalação e praia cheia também. Basta, apenas, escolher a praia que lhe agradar mais. Os nomes variam de acordo com a proximidade do centro, mas a água é sempre limpa e o visual paradisíaco.
A Primeira Praia, a mais próxima do centro da ilha, é a melhor para quem gosta de esportes no mar. Já a Segunda Praia é a ideal para quem quer azaração -nela ocorrem os principais eventos da ilha, os luaus, e estão muitos dos restaurantes.
A Terceira Praia, com muitas pousadas, é um meio termo entre a badalação e a tranquilidade. É dessa região que saem os passeios. Em seguida, a orla segue com a Quarta e a Quinta Praias. É a partir desse trecho onde a tranquilidade começa a imperar. Na maré baixa formam-se várias piscinas de corais, com água cristalina, perfeita para um mergulho.
Quem chega desprevenido não sabe, mas um dos pontos fortes de Morro de São Paulo são as festas. Na alta temporada tem festa todo dia! No entanto, se você não viajar nessa época, não se preocupe, pois há festas também na baixa temporada e você não irá se decepcionar.
Para os que não gostam de badalação e querem uma coisa mais tranquila, a opção é escolher um dos vários restaurantes com música ao longo da ilha.
A noite começa nas barracas que vendem caipifrutas de todos os tipos ou em barzinhos, e seguem noite adentro. As festas acontecem em todo lugar, mas algumas já são conhecidas. Na Pulsar Disco, ocorre a Festa da Espuma – uma festa em que, como diz o nome, muita espuma é jogada nos visitantes. A Toca do Morcego também oferece festas o ano inteiro, variando temas e tipos de música. As festas não começam antes das 23h e, para a entrada, é cobrado um ingresso, que normalmente é mais caro na alta temporada.
Uma atração gratuita e tradicional são os luaus que ocorrem às segundas e às quintas-feiras, na segunda praia. O luau atrai bastante gente e vale a pena dar uma passada para conferir.
Fonte: Guia Melhor Viagem – Autora Camille Panzera