O arquipélago de Turks e Caicos, formado por 40 ilhas, é um destino que está a ficar cada vez mais na moda. Belas praias de areia branca e águas azuis cristalinas seduzem os turistas que chegam diariamente à ilha de Providenciales, a mais importante, embora não seja a capital.
Das 40 ilhas, as mais conhecidas são Providenciales, North Caicos, Middle Caicos, East Caicos, South Caicos, West Caicos e Grand Turk – nesta última fica a capital, Cockburn Town.
Estas ilhas, descobertas por Cristóvão Colombo em 1492, tornaram-se independentes do Reino Unido na década de 80, porém, acabaram por continuar a ser governadas como território da coroa britânica.
Providenciales é a ilha com mais população e a preferida dos turistas. Com 40 quilómetros de extensão e 25 mil habitantes, descendentes de escravos africanos, pode ser atravessada de carro em apenas 35 minutos. Tem longas faixas de areia e as principais praias são Blue Hills e Grace Bay.
Com um dos maiores recifes de coral do Mundo, 370 quilómetros de praias de areia branca, águas cristalinas e milhares de locais de mergulho, Turks e Caicos é um local deslumbrante, que encanta os visitantes com os 320 dias de sol e uma temperatura média de 28 graus.
O maravilhoso visual das praias é um dos principais locais de mergulho e cada vez mais procurado. É sob as suas águas que se escondem alguns dos principais tesouros locais: basta colocar a máscara, o snorkel e os pés-de-pato para começar a procurá-los. Com uma topografia basicamente plana, oferece uma beleza natural em abundância e é habitat de golfinhos, baleias, raias, tartarugas marinhas e flamingos.
Aonde ir?
Salt Cay
Considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a vila de Salt Cay é formada por construções em madeira localizadas à beira-mar.
Não muito longe dali, entre as casas de estilo vitoriano inglês, fica o Museu Nacional de Turks e Caicos, onde poderá conhecer um pouco mais da história deste local e ver de perto restos de um famoso naufrágio ocorrido na região.
Praia Grace Bay
Na ilha Providenciales fica uma das dez praias mais bonitas do Mundo (Grace Bay), segundo a revista americana Condé Nast Traveler. Além da cor turquesa do mar, tem areia branca, peixes brilhantes e um pôr-do-sol memorável. O céu vermelho cria uma atmosfera verdadeiramente especial.
Grand Turk
Aqui está situado um dos principais museus das Caraíbas, com artefatos do naufrágio do Molasses, o mais antigo das América.
Malcolm’s Beach
É a praia mais deserta e imperdível de Providenciales e para tal é preciso alugar um veículo 4 x 4.
Clockburn Town
A capital e o centro financeiro. Faça uma caminhada pela Duke Street e pela Front Street para conhecer os prédios em estilo vitoriano.
Atrações
Santuário de pássaros de French Cay, o parque subaquático nacional Columbus Landfall e a fazenda de ostras de Caicos estão entre as maiores atrações dessas ilhas, famosas pela sua hospitalidade.
O que fazer?
Descansar, descansar…
Praticar desportos náuticos dos mais diversos – alguns resorts oferecem muitas atividades.
Mergulho com snorkel
Com águas cristalinas e recifes que chegam a ter oito quilómetros de extensão, a apenas poucos metros de profundidade, é difícil resistir a um passeio de barco para mergulhar com snorkel. Com uma fauna variada e colorida, encontrará desde pequenos peixes em cardumes até raias e tartarugas. Com sorte, é possível avistar golfinhos.
Mergulho com cilindro
Os temidos tubarões também costumam aparecer para quem mergulha com cilindro. Em Providenciales, os passeios de barco para mergulho demoram cerca de uma hora e meia.
Nos passeios de barco pode avistar golfinhos e, principalmente, as baleias jubarte, que passam por essa região das Caraíbas entre fevereiro e abril.
Andar de caiaque
Aproveite bem as águas transparentes e tranquilas para se dedicar a esta prática marinha.
Stand up
Outra prática desportiva, o surf com remo também é outra alternativa.
Pratique kitesurf, parasailing, esqui aquático ou jet-ski.
Passear por Grace Bay, onde estão as lojas que vendem artesanato, roupas e joias. Não estranhe se encontrar inúmeros enfeites em forma de um simpático lagarto, típico e símbolo desta região.
Caso queira sair à noite, vá até à marina de Turtle Cove, em Providenciales, onde estão situados os bares e restaurantes. Também há um casino.
Alugue um carro e explore a ilha – vá até ao paraíso de Ocean Point! Uma praia praticamente deserta, com água até ao joelho e sempre morna.
Informações
Moeda: Dólar americano.
Idioma: Inglês.
Documentos: Passaporte.
Fuso horário: – 4 horas
Clima: Tropical, com uma temperatura entre os 27 e os 32º C. Humidade alta.
Gastronomia: O prato local é a carne de caracol. Mesmo que não aprecie caracóis, não deixe de conhecer a maior fazenda onde são criados. Fica na Leeward Highway, em Providenciales.
Não deixe de provar: Há uma cerveja local, a Turk´s Head, que é feita com a água do mar, depois de passar pelo processo de dessalinização.
Crédito: http://www.aproximaviagem.pt/n12/04_turksCaicos.html
Imagens: Divulgação CVC / Thinkstock
Confira nossa galeria: