O Caribe é um dos lugares mais lindos do mundo, com praias banhadas por um mar de água cristalina e um tempo cálido perfeito para quem pretende passar as férias inteiras se bronzeando sob o sol. E a boa notícia é: trata-se de uma região que pode ser acessada com relativa praticidade desde o Brasil, seja com voos diretos ou com viagens aéreas que, apesar de precisarem de escala, não duram eternidades. Abaixo, veja sete destinos caribenhos paradisíacos que estão a fácil alcance do turista brasileiro.
Punta Cana
O balneário de Punta Cana, na República Dominicana, pode ser visitado a partir de voos diretos operados pela companhia aérea Gol, que saem de São Paulo e duram pouco mais de 7 horas.
Ao chegar lá, turistas costumam se hospedar em gigantescos resorts all-inclusive (sistema que inclui alimentação e bebidas à vontade) que contam com deliciosas piscinas e ficam na frente de praias lindíssimas, com faixas de areia forradas de coqueiros e um mar de tonalidade azul-turquesa. Trata-se de um local ideal para quem quiser passar as férias esticado em uma espreguiçadeira sob o sol e se deliciando com coquetéis tropicais.
Um passeio imperdível para fazer desde Punta Cana é o tour de barco que vai até a ilha Saona, um pedaço de terra com paisagens que lembram o cenário do filme “A Lagoa Azul”, sucesso de bilheteria estrelado nos anos 1980 pela atriz Brooke Shields.
Cancún
Cancún é um dos mais famosos balneários do Caribe: é possível chegar até lá em viagens aéreas que saem de lugares como São Paulo e Rio de Janeiro, fazem apenas uma escala no Panamá e têm duração de menos de 11 horas.
Localizado na Península de Yucatán, o destino mexicano oferece paisagens naturais fascinantes, ruínas incas e uma vida noturna que promete agradar o mais experiente dos baladeiros. No local, o mar exibe diversas gradações azuis e quebra em uma orla de textura fofa e cor branca, na qual surge uma enorme rede hoteleira.
Além disso, Cancún está rodeado por outros belíssimos destinos turísticos, como a ilha de Cozumel e a Isla Mujeres: dentro desta região, é possível mergulhar com golfinhos, nadar dentro de cavernas e se divertir em suntuosos campos de golfe. O sítio arqueológico maia de Chichen Itzá, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, é acessado de maneira relativamente fácil desde Cancún.
Curaçao
Uma capital (chamada Willemstad) cheia de edifícios exibindo um lindo estilo arquitetônico holandês. Um conjunto de praias que incluem cartões-postais como Blue Bay Beach e Jeremi, banhadas por um mar de água cristalina. Restaurantes servindo uma apetitosa culinária caribenha. E uma boa rede hoteleira que oferece muito conforto para os turistas.
É isso, e muito mais, o que oferece a colorida ilha de Curaçao, localizada ao norte do litoral venezuelano.
Trata-se de um destinos caribenhos mais acessíveis desde o Brasil: há viagens aéreas entre o aeroporto paulista de Guarulhos e o aeroporto que serve Willemstad que requerem apenas uma escala no Panamá e que duram menos de 10h30.
Aruba
Perto de Curaçao fica a ilha de Aruba, que tem uma capital (chamada Oranjestad) que também exibe um colorido conjunto de edifícios feitos com estilo arquitetônico holandês.
Além disso, Aruba abriga praias marcadas pelas exóticas e fotogênicas árvores de troncos retorcidos conhecidas como divi divi, um mar azul-turquesa intenso, uma fascinante área desértica que é explorada com passeios de veículos 4×4 e empreendimentos hoteleiros com cassinos.
Entre as praias imperdíveis de Aruba estão Boca Prins e Andicuri Beach, ambas com um lindo aspecto isolado.
A viagem aérea entre São Paulo e Aruba, com escala na cidade colombiana de Bogotá, dura menos de 11 horas.
Cartagena
Há viagens aéreas entre São Paulo e a cidade histórica de Cartagena de Índias, localizada na região do Caribe colombiano, com duração de menos de 10 horas (e apenas uma rápida escala no Panamá).
Ao chegar lá, o turista encontra um dos mais lindos centros históricos de toda a América do Sul, com casario colonial colorido, vielas recheadas de restaurantes intimistas e pousadas confortáveis.
Trata-se de um lugar perfeito para quem busca curtir paisagens marítimas e, ao mesmo tempo, realizar passeios históricos e culturais.
A Catedral de Cartagena, por exemplo, que começou a ser erguida no século 16, é um marco arquitetônico que merece ser visitado.
San Andrés
A ilha de San Andrés é outro destino do Caribe colombiano que pode ser acessado com relativa facilidade desde o Brasil: uma viagem aérea de São Paulo até lá chega a demorar menos de 11 horas (com uma escala no Panamá).
San Andrés é um destino de praia por excelência, com orlas banhadas por um mar cristalino e de um azul incrível. No local, turistas se divertem em longas sessões de mergulho ou snorkel e em praias como Rocky Cay e San Luis. A ilha também oferece ampla infraestrutura hoteleira, excelentes restaurantes e uma vida noturna bem animada.
Barbados
Barbados é um país caribenho mundialmente famoso por ser a terra natal da cantora Rihanna. E, para chegar lá, há viagens aéreas saindo de São Paulo que têm menos de 12 horas de duração (e fazem uma escala no Panamá).
A partir da capital, Bridgetown, o turista pode visitar uma série de lugares lindos que existem na ilha, como as praias de Accra (com uma água ótima para nadar), Bathsheba e Crane Beach, com areia fofa e cercada por mata nativa.
Em Barbados, é também possível explorar o interior de cavernas (como a Harrison’s Cave), visitar produtores de rum e curtir a vida.