Quem nunca sonhou em fazer um boneco ou se jogar na neve fofinha e fazer um anjo não sabe o que é ter uma infância nos trópicos. A neve desperta uma grande curiosidade em quem vive num quase eterno verão. Com a chegada do inverno, é hora de aproveitar o melhor da temporada de neve aqui na América do Sul e curtir os destinos especiais entre os nossos vizinhos Chile e Argentina.
Ushuaia
Cada vez mais brasileiros trocam seus destinos tradicionais de férias de inverno por dias em Ushuaia. A cidade é uma opção redondinha para quem busca diferentes atividades na neve e uma ótima infraestrutura de estação de esqui. O Cerro Castor é uma referência na Argentina e costuma receber, além de esquiadores de primeira viagem, eventos e competições internacionais do esporte.
Ushuaia se orgulha de levar o título de cidade mais austral do mundo e também de possuir um dos melhores centros de esqui na América do Sul. Se você sonha com férias em família num destino todo branquinho, considere visitar a Terra do Fogo, que, além de contar com uma neve fofa e uma das maiores temporadas de esqui da América do Sul, ainda oferece diversos passeios, como roteiro de barco, trem do fim do mundo, corridas com trenós e cachorros da neve e até jantares típicos patagônicos.
Valle Nevado
O centro de esqui queridinho dos brasileiros no Chile aumenta sua estrutura a cada nova temporada. Valle Nevado, um dos maiores complexos de esqui da América do Sul fica apenas a 40 quilômetros de Santiago, bem no coração da Cordilheira dos Andes.
É um destino democrático que agrada famílias, casais, grupos de amigos e todo perfil de viajante que busca momentos relax e de descontração diante de um clima especial. Você encontra diversos tipos de atividades de neve: esqui, snowboard, caminhadas com raquetes, heliski (para os mais radicais), piscina aquecida, programação para as crianças, baladas, jogos e outras atividades de entretenimento.
Huilo-Huilo
No começo da selva da patagônia chilena e próxima ao vilarejo de Neltume, a Reserva Biológica Huilo Huilo é um destino diferente no Chile. Com hotéis curiosos que lembram cogumelos gigantes ou montanhas mágicas, a reserva abriga diferentes ecossistemas e oferece um menu variado de atividades de lazer que envolvem aventura e ecoturismo. Caminhadas por trilhas para avistar belas cachoeiras, passeios a cavalo e brincadeiras na neve no Bosque Nevado estão entre as atrações mais bacanas.
Por falar em Bosque Nevado, Huilo-Huilo ainda conta com um pequeno centro de neve, ideal para quem quer se divertir e ver neve pela primeira vez. A temporada começa hoje, dia primeiro de julho e deve seguir até setembro.
Lá é possível fazer atividades diferentes como trilhas, tubbing, andar com raquetes e pilotar motos de neve. Um programa imperdível é seguir até o mirante e aproveitar as vistas da região e do complexo vulcânico Los Volcancitos. Cachoeiras como o Salto El Puma, o Rio Guy e o Lago Pirehueico também não podem ficar de fora da sua passagem por Huilo-Huilo.
Portillo
Portillo é uma das estações de esqui mais tradicionais e importantes do Chile. A menos de três horas de viagem do aeroporto de Santigo, logo você será presenteado com uma paisagem incrível das montanhas nevadas e da Laguna Del Inca, um enorme lago no vale da cordilheira.
É um destino completo para quem quer se aventurar nos esportes de neve como esqui e snowboard. Com estrutura completa de hospedagem e esquema de resort, Portillo ainda oferece várias promoções ao longo da temporada. Além das aulas com monitores especiais, as crianças ainda contam com espaço para recreação e atividades lúdicas, enquanto os adultos se jogam na piscina aquecida ao ar livre depois de um longo dia nas pistas nevadas.
Bariloche – Villa la Angostura
A dobradinha campeã de audiência brasileira não poderia ficar de fora. Bariloche e Villa la Angostura formam um dos roteiros mais legais de neve na Argentina porque proporcionam um leque de programas e passeios diferentes, muito além das aulas de esqui.
Bariloche fica à beira de belos lagos e oferece momentos de descanso e lazer tanto para quem procura tranquilidade, quanto para aqueles que buscam animação ou que curtem altas programações e aventura.
Alguns dos passeios mais divertidos para aproveitar o melhor da neve na cidade são: apreciar as paisagens da região no Circuito Chico; fazer aulas de esqui no Cerro Catedral ou brincar com as boias gigantes; praticar o divertido esqui-bunda em Piedras Blancas e curtir um passeio de Barco até Ilha Vitória e Bosque Arrayanes.
Você ainda pode combinar esse roteiro com alguns dias em Villa la Angostura, um dos vilarejos mais charmosos de toda a Argentina. A cidade é o destino ideal para quem busca um lugar mais charmoso e romântico. Os hotéis são ótimos, a comida é de primeira e os passeios são diversos, como visitar o Parque Nacional Nahuel Hualpi e explorar a Rota dos Sete Lagos. Também é possível fazer arvorismo, andar de quadriciclo, fazer cavalgadas, rafting, trilhas, passeios de barco e ainda passar alguns dias esquiando na ótima estação de esqui da cidade, o Cerro Bayo.
Referência: Blog “Viajando Expedia” – Autora: Natalie Soares