Cruzeiros de Natal e Réveillon têm programação especial para famílias, ceias fartas, vistas de camarote para os fogos de Copacabana e nenhuma preocupação.
Outro fim de ano se aproxima e, a vontade de viajar é de dar e vender. Para quem passa as festas em família, chegou a hora de pensar no destino, na acomodação, no transporte e, mais adiante, em quem fará a maionese e assará o peru.
As festas de final de ano são o auge da temporada nacional de cruzeiros, vide as cabines se esgotando desde já. Pudera. Com os filhos de férias, os pais em recesso e o desejo de todos de veranear, os navios entregam um solução pronta, visitando de Salvador a Punta del Este com cinco refeições diárias, espetáculos à Las Vegas, ceias especiais e um Reveillon quase debaixo dos fogos de Copacabana, tudo em 10 vezes sem juros. Para a família, é a chance de curtir o período de festas em um ambiente fora do trivial, com diversão a valer, uma praia diferente por dia e zero de trabalho.
Nesta temporada de cruzeiros que vai de 19 de novembro a 11 de abril, seis navios navegarão pela costa brasileira com embarques regulares: Fascinosa e Favolosa, da Costa, Magnífica, Musica e Preziosa, da MSC, e Soberano, da Pullmantur. Para saber em qual embarcar, confira o perfil dos transatlânticos, os roteiros das datas festivas, as tarifas e as classes tarifárias. No mais, é erguer a taça de champanhe, admirar os fogos de Copa, agradecer e desejar que a saúde e o dinheiro no bolso permitam voltar no ano que vem.
Os Anfitriões
Costa:
Para o feriado natalino, os dois navios da armadora do Brasil terão ambientação com músicas temáticas, tripulação vestida a caráter e até a visita do bom velhinho, para delírio dos pequenos. No teatro, haverá espetáculos com motivos festivos, e todas as cabines serão presenteadas com panetones. Para o Ano-Novo, a ceia especial precederá o brinde à meia-noite, a queima de fogos de Copacabana e uma festa toda de branco como convêm. Novidade da temporada, cada cabine será vendida em quatro classes tarifárias, com mais (ou menos) extras de lazer, entretenimento e relaxamento. Todos os cruzeiros são parceláveis em até 10x sem juros.
MSC:
O espírito natalino da MSC aparecerá em árvores e luzes de Natal a bordo dos navios e presentes do Papai Noel para as crianças. No Réveillon, os hóspedes devidamente trajados de branco subirão ao convés para contemplar os fogos de Copacabana, à exceção do MSC Magnífica, que estará em alto-mar. Nos roteiros de festas, além das cinco refeições diárias, haverá as ceias comemorativas e um espetáculo diferente por dia no teatro. Para essas e outras datas da temporada, a grande novidade da armadora italiana é a parceria recém firmada com o programa Master Chef: até 2018, os transatlânticos da MSC promoverão o Master Chef at Sea, um novo entretenimento que vai colocar os hóspedes para disputar o título de melhor dupla de cozinheiros do navio. Ao fim da temporada de cruzeiros no Brasil, dois dos vencedores serão sorteados para interagir com os chefs do programa de TV. De outros carnavais, a promoção em que a armadora acomoda um segundo hóspede quase de graça na cabine (ele só paga as taxas) está de volta, ao lado da nova Tarifa Super Bingo, em que o passageiro tem desconto se não marcar a cabine na reserva, descobrindo só na hora onde ficará.
Pullmantur
O Natal no Soberano será regado a espumante e música, com espetáculos todas as tardes, e terá visita do Papai Noel, que presenteará as crianças. No Ano-Novo, o deque da piscina será o ponto de encontro para brindar os fogos de Copacabana.
Ilustres visitantes
Além dos seis transatlânticos da temporada, três navios menores farão embarques esporádicos no Brasil neste verão, zarpando para roteiros internacionais mais longos e, no caso das armadoras Cunard e Oceania, com um toque de requinte. Como não aportarão aqui no Natal e Réveillon, você terá de ir ao encontro deles se quiser embarcar nas saídas festivas.
Queen Victória (Cunard): A decoração tradicional vitoriana e o charme britânico justificam o nome do navio. O chá do tarde, outro patrimônio inglês e o pub com karaokê está entre as atrações.
MS Zaandam (Holland America Line): O deque com duas piscinas e o cinema sempre abastecido de pipoca diz muito sobre o astral do navio, cuja decoração tem guitarras assinadas por David Bowie e Keith Richards, assim como um saxofone autografado por Bill Clinton.
Sirena (Oceania): Ex-Princess Cruises, foi reformado em 2016 para integrar a frota da Oceania e é o menor dos navios que vão ancorar no país. Voltado para o público sênior, traz quatro restaurantes by Jacques Pépin, antigo cozinheiro de três presidentes da França, incluindo Charles de Gaulle.
Gostou da ideia de passar Natal e Réveillon a bordo de um cruzeiro no exterior? Confira a lista de 12 navios mais modernos das principais armadoras para as festas de fim de ano:
No Caribe: Carnival Vista, Celebrity Reflection, Harmony of the Seas, Koningsdam, MSC Seaside, Norwegian Escape, Seven Seas Explorer e Silver Muse.
No Mediterrâneo: Costa Diadema e MSC Meraviglia.
Na Oceania: Seabourn Encore e Ovation of the Seas.
Referência: Revista Viagem e Turismo, Edição 264 – Setembro/2017, Editora Abril.